Skip to main content

Quaresma 2022

É um tempo de conversão, de mudança, de renúncia, de escuta atenta ao silêncio que nos rodeia.

A Quaresma são os 40 dias que nos convidam a prepararmo-nos, para a grande festa da Ressurreição do Senhor Jesus.

Seguindo o apelo do Papa Francisco que este seja um tempo de jejum e oração pela paz no mundo.

Na sua mensagem para a quaresma de 2022 o Papa Francisco diz: A Quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária que nos conduz à Páscoa de Jesus Cristo morto e ressuscitado. Aproveitemos o caminho quaresmal de 2022 para refletir sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: «Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos» (Gal 6, 9-10a).

Nesta quaresma o Externato da Luz vai dinamizar duas campanas de solidariedade:

  1. Atender ao pedido do Ministro Geral da Ordem franciscana frei Massimo Musarelli – angariação de fundos para as obras sociais dos franciscanos na Ucrânia. Estes centros sociais estão a viver dificuldades, para conseguir responder aos pedidos de ajuda e acolhimento num momento tão difícil na vida deste povo.
  2. Angariação de bens a serem enviados às instituições, que estão a promover campanhas de ajuda à Ucrânia. Campanha dinamizada pela Assembleia de Pais.

Uma das formas de viver este tempo de quaresma é através do jejum e da esmola. O jejum é a renúncia a qualquer coisa. Propomos que cada elemento da comunidade educativa, renuncie a qualquer coisa e que o valor monetário correspondente a essa renúncia, seja transformado em esmola.

Junto da entrada da capela do externato está um mealheiro – o cantinho da solidariedade – onde podem depositar a vossa esmola.

Nas aulas de EMRC será explicado aos alunos, o sentido e o valor do jejum e da esmola. Os alunos a partir do 1º ano terão a oportunidade, de depositar o valor da sua esmola no mealheiro. O resultado da partilha será enviado diretamente para os franciscanos na Ucrânia.

Juntamos a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022

Pastoral